terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Bacalhau com broa


















Ingredientes (4 a 5 pessoas):

Broa de milho (a minha broa tinha 850g)
2 lombos de bacalhau (aprox. 500 g)
½ pimento vermelho
100 g bacon
Azeite
4 dentes de alho
Pimenta
Coentros
½ cebola grande
Sumo de ½ limão
(mantive a quantidade de limão da receita original para 8 pessoas e fica muito bom)
2,5 dl de leite

Demolhar o bacalhau no leite temperado com sumo de limão e pimenta, durante pelo menos uma hora. Aproveitar este tempinho para partir o pimento e o bacon às tiras, picar a cebola, os alhos e os coentros e preparar a broa. Retirar a côdea de broa e desfazer o miolo, temperando-o com coentros picados, azeite e 2 dentes de alho picados. A Cristina aqui recomenda que não se exagere no azeite, pois a ideia não é ensopar a broa, mas apenas humedecê-la.

Dar uma fervura ligeira ao bacalhau no leite em que este demolhou e reservar o líquido. Limpar o bacalhau de pele e espinhas e lascá-lo. Adicionar o leite à broa. Misturar bem. Refogar a cebola e 2 dentes de alho picados, juntar o pimento, o bacon e o bacalhau, deixando-se cozinhar cerca de 20 minutos. Numa travessa untada com azeite, deitar metade da broa*, cobrir com a mistura do bacalhau e, por cima, colocar a restante broa. Salpicar com um pouco de azeite e levar ao forno a dourar. Acompanhar com salada.

*Na minha opinião, este bacalhau fica melhor se a mistura de broa do fundo da travessa ficar mais compacta e a de cima ficar tipo crumble. Por isso, da próxima vez coloco mais um pouco de leite na broa do fundo da travessa.
Fonte original todos os direitos reservados a :  http://threefatladies.blogspot.pt

Printfriendly