terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Gelado Marguerita



Ingredientes (para cerca de 8 taças):
- 400 ml natas com o maior teor de gordura possivel
- 6 gemas
- 1 lata de leite condensado
- 90 ml. de tequila (reduzi para metade)
- 30 ml. de Triple Sec (licor de laranja)- sumo de 6 limas e raspa de uma

Versão Tradicional: Começar pela base de custarda, aquecendo as natas em lume baixo, sem deixar ferver. À parte, bater as gemas com vara de arames e juntar uma pequena porção das natas aquecidas, em fio, para que as gemas amornem. De seguida juntar as restantes natas e uma vez bem misturada, levar de novo a lume baixo, sem deixar ferver e mexendo sempre, o mais possível. A Nigella aconselha a ter perto o lavatório cheio até meio com água fria para o caso de a custarda parecer talhar. Nesse caso basta mergulhar a panela na água fria e mexer vigorosamente a mistura. Quando a custarda tiver engrossado, junta-se o leite condensado, a tequila e o Triple Sec, a raspa e o sumo das limas. Deixar arrefecer, antes de colocar na sorveteira. Caso não tenha sorveteira, levar ao congelador e de hora a hora, retirar e bater vigorosamente para quebrar os cristais de gelo e assegurar a cremosidade do gelado.



Versão Bimby: Graças às dicas de uma das nossas especialistas em gelados, a Sra Dna. Canela ;), foi facílimo adaptar esta receita à B. e para dizer a verdade, a custarda ficou de fazer inveja à própria Nigella, cremosa até mais não poder. Aquecer as natas 8 minutos a 90º, vel. 2. Amornar as gemas batidas à parte com a vara de arames, para isso bastará juntar-lhes em fio parte das natas aquecidas. Juntar as gemas ao copo e misturar 4 mins. 90ºC vel.2. Ir vigiando este creme, se previr que vai talhar baixar a temperatura para os 80º ou mais baixo se necessário. Após este tempo, programar a B. em vel. 2, sem tempo e ir adicionar o leite condensado, os licores e a raspa e o sumo das limas. Quando estiver bem misturado, colocar na sorveteira ou caso não disponha deste aparelho, fazer da forma tradicional.
Notas: - Este gelado para um dia de calor intenso é do mais refrescante que possa haver.- Não receiem que o gelado saiba a álcool. Vão sentir sim o amarguinho da tequila e um aroma ténue da laranja, do Triple Sec. O sabor que se destaca é sem dúvida o das limas. Convém gostar delas, caso contrário esqueçam :)
- Estreei a máquina de fazer gelados com esta bomba. O marido gostou tanto que nunca mais refilou por eu ter mais uma máquina cá em casa.
- A quantidade de gelado que fiz é bastante e excedeu a capacidade da máquina, tive que congelar uma porção da forma tradicional, como era pouco não foi trabalhoso batê-la.



Fonte original todos os direitos reservados a:https://ovoestreladoemexido.blogspot.pt

Printfriendly