quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Como derreter chocolate








 Como derreter chocolate

A temperagem é a técnica adequada de se trabalhar os chocolates e consiste em submetê-lo à temperatura adequada de derretimento e depois submetê-lo a um resfriamento até 28°C. Esta técnica permite que todas as partículas de gordura (manteiga de cacau) do chocolate mantenham-se estáveis e não provoque alterações no produto final, como esbranquiçamento, demora na solidificação e textura inadequada (“farinhenta”). A temperagem garante a solidificação adequada do chocolate, o brilho da superfície e a textura que derrete na boca.



Pique o Chocolate, divida-o em três partes iguais e pique ainda mais fino uma das partes.



Aqueça uma panela com água e desligue o lume antes que levante fervura. A temperatura deverá estar ao redor de 48°C (suportável ao contato com as costas das mãos). Despeje duas partes do Chocolate picado num recipiente seco e coloque-o sobre o calor do banho-maria, mexendo lentamente com uma espátula.



Assim que derreter, retire a vasilha do banho-maria, adicione a terceira parte do Chocolate (picada mais fino) e mexa até que esteja homogénea.

Verifique a temperatura com um termómetro (28°C) ou encostando um pouco de Chocolate nos lábios (a sensação deve ser de frio).
(Informação adaptada de NestléFazBem)

Printfriendly