terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Bolo de maçã



6 maçãs grandes*
3 ovos grandes
200 g de açúcar
1 c. chá de extrato de baunilha
125 g de farinha
1/3 colher de chá de bicarbonato de sódio
Canela em pó para polvilhar
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação

1.    Pré-aquecer o forno a 175 oC. Forrar o fundo duma forma de cheesecake com papel manteiga e untar o papel e os lados da forma com manteiga (pode usar uma forma normal, forrada com papel manteiga untado – deixe beiras do papel de fora para conseguir depois retirar de dentro da forma).

2.    Descascar, descaroçar e cortar as maçãs em pedaços médios (cortar as maçãs em metades e cada metade em 4 tiras. Cortar depois as tiras em fatias de 0.5 cm). Amontoar as maçãs na forma.

3.    Num recipiente grande, com a batedeira, bater os ovos com o açúcar até ficar uma mistura clara e cremosa. Adicionar a baunilha e bater. Envolver a farinha com uma colher, apenas até incorporar. A massa ficará bastante grossa.

4.    Verter esta massa sobre as maçãs na forma, usando uma colher ou espátula para espalhar a massa de modo a cobrir todas as maçãs expostas. Levar ao forno por 55 a 60 min, ou até que um palito saia seco.

5.    Arrefecer na forma por 10 min sobre uma grade. Virar noutra rede, retirar o papel vegetal e virar novamente para um prato de servir. Polvilhar levemente com canela em pó.

6.    Servir quente ou arrefecido, polvilhado com açúcar em pó.


* A receita original indica a utilização de maçãs tipo Granny Smith, mas eu usei uma combinação de maçãs golden e reineta. A doçura da sobremesa é muito dependente da doçura das maçãs, por isso escolham as maçãs de acordo com a doçura que pretendem ter no final.

 A inclusão de frutos secos, como nozes picadas, também deverá ficar uma delícia. 

Fonte  original todos os direitos reservados a: http://umapitadadesalduasdecarinho.blogspot.pt

Printfriendly