sábado, 25 de março de 2017

Empadão de pescada e legumes




Embora tenha cozido a pescada de propósito para fazer o empadão, esta é uma boa receita para aproveitar os restos de pescada cozida (ou outro peixe). Fica então a sugestão:

Ingredientes:
 
1 cebola 
4 dentes de alho
meio alho-francês
meia courgette
1 cenoura e meia
5 postas de pescada
3 ovos
folhas de aipo
2 talos de aipo
1 folha de louro
1 kg de batatas
leite q.b.
sumo de limão q.b.
noz moscada q.b.
2 c. sopa de manteiga
3 c. sopa de polpa de tomate
vinho branco q.b.
caril em pó q.b.
sal e pimenta q.b.
açafrão q.b.
gengibre em pó q.b.
azeite q.b.
1 ramo de salsa

Num tacho, coloque a cozer as postas de pescada, em água com as folhas de aipo, o louro e um fio de azeite. Tempere de sal. Noutro tacho, coza as batatas (já descascadas) e os ovos.

Entretanto, pique a cebola, os alhos, o aipo, o alho-francês e a courgette. Refogue em azeite. Junte a cenoura ralada e adicione o caril, o gengibre, o açafrão e a pimenta.
Quando o peixe estiver cozido, retire-lhe a pele e lasque-o grosseiramente. Junte ao refogado anterior. Junte a polpa de tomate, o vinho e um pouco do caldo de cozer o peixe (cerca de meio copo). Deixar cozinhar e reduzir. Junte depois a salsa picada e rectifique os temperos.

Faça o puré, desfazendo as batatas cozidas, e colocando-as num tacho. Junte o leite previamente aquecido, a noz moscada, a manteiga e o sumo de limão a gosto. Mexa bem.

Num recipiente que possa ir ao forno, coloque uma camada de puré, cubra com o recheio de peixe e finalize com o puré. Pincele com uma gema de ovo e leve ao forno, apenas para tostar.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://garfadasgourmet.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly