terça-feira, 28 de março de 2017

Doce de Bolacha





Ingredientes:

20 bolachas maria


Para o creme de leite condensado:

1 lata de leite condensado
3 gemas
1 cálice de Vinho do Porto
2 iogurtes naturais
5 claras
2 colheres de sopa de açúcar


Para o creme de ovo:

5 gemas
3 colheres de sopa de açúcar
1 iogurte natural


Modo de preparação:

Picar a bolachas na picadora. Reservar. Num tacho, juntar o leite condensado, as gemas e o vinho do Porto. Misturar bem e levar ao lume brando até engrossar, sem parar de mexer. Deixar arrefecer. Bater as claras em castelo e juntar o açúcar. Juntar os iogurtes ao preparado anterior, assim como as claras em castelo e envolver cuidadosamente. Entretanto, preparar o creme de ovo: juntar as gemas com o açúcar e o iogurte. Misturar bem e levar a lume brando, mexendo sempre. Deixar esfriar.
Numa taça colocar uma camada de creme de leite condensado, uma de bolacha picada e uma de creme de ovo. Continuar com uma camada de creme de leite condensado e assim sucessivamente até esgotar os ingredientes. Terminar com bolacha ralada. Levar ao frigorífico e servir fresco.

Notas:

-Para quem não gostar do sabor do Vinho do Porto, recomendo que coloquem apenas metade da quantidade indicada.
-As claras que não forem usadas na receita, podem ser congeladas num recipiente de plástico e usadas mais tarde noutras sobremesas, bastando para isso descongelar à temperatura ambiente.
-Para que os cremes não ganhem uma camada espessa à superfície enquanto arrefecem, basta cobrir com película aderente, fazendo-a aderir ao creme (ou seja, ficar mesmo pousada sobre o creme).



Fonte original todos os direitos reservados a: http://terapiadostachos.blogspot.pt


Printfriendly