quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Pato com Laranja e Arroz de Cenoura




Ingredientes (2 pessoas)

250grs arroz agulha ou basmati
2 pernas de pato (com pele e osso)
2 dentes de alho (1 cortado em fatias, 1 picado)
1 cenoura grande (ralada)
1/2 cebola (picada)
3 laranjas (sem pele e cortadas as rodelas)
sal e pimenta preta + algum azeite



Mais uma receita daquelas, saudáveis e bem fáceis de fazer assim como também super saborosas. Meta uma frigideira ao lume com um pouco de azeite, e assim que estiver quente meta la dentro um pouco de sal e pimenta mais o alho ás fatias e o pato (previamente tendo dado uns cortes na pele para ajudar este a libertar a gordura, que não é muita pois são pernas), assim que o alho fique loiro tire-o para fora, ponha num pratinho á parte, entretanto continue a fritar as pernas de pato ate estarem seladas e bem lourinhas de cada lado.

Então aí apaga o lume e agarra num pequeno pirex suficiente para caber o pato cobre o fundo com duas das laranjas ás rodelas (reservando uma rodela), por cima da laranja ponha o alho loiro mais um pouco de sal e pimenta, ponha as pernas de pato lá e por cimas destas esprema a rodela de laranja que tinha reservado, ponha uma folhinha de alumínio por cima do pato e este vai ao forno a 180 graus por 40 minutos, e depois retira-se o alumínio e aumenta-se o calor para 200 graus por mais 10 minutos durante o qual pode fazer o arroz.

Para o arroz meta uma panelinha com agua a ferver e um pouco de sal e pimenta, e meta la o arroz este levara cerca de 10-12 minutos a fazer, entretanto faz o molho para o arroz. Metendo a frigideira ao lume aonde tinha alourado o pato, com a gordura do mesmo e uma vez quente adicione a cebola e o alho deixando este cozinharem ate estarem loiros, então aí adicione também a cenoura, mexendo frequentemente, uma vez que comece a secar adicione um pouquinho de agua vá mexendo e deixe secar de novo adicione um pouco mais de agua ...repete este processo cerca de 3-4 vezes mas á ultima não deixa secar pois precisa do molho bem húmido para dar sabor ao arroz.

Escoe o arroz e durante o escoamento passe por ele agua a ferver, depois de estar bem drenado adicione o arroz ao molho e "stir-fry" com o molho durante 2-3 minutos ate ficar bem misturado e bem quente. Arranje tudo num prato e adicione a ultima laranja ás rodelas que serve ambos para decoração como para limpar o paladar, também a laranja que ficou no pirex esmague-a com um garfo esta se mistura com o alho e um pouco da gordura de pato dando um sabor excepcional quando comido com o arroz....é mesmo uma delicia!


Fonte original todos os direitos reservados a: http://adoro-a-cozinha.blogspot.pt

Printfriendly