quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Lulas salteadas

 



Para as lulas:

1kg de lulas limpas congeladas
2 cebolas
3 dentes de alho
2 tomates maduros sem pele
1 folha de louro
1 colher (café) de açafrão em pó
1 dl de azeite
Sal e pimenta acabada de moer
Salsa ou coentros picados


Deixe descongelar as lulas, passe-as por água fria e deixe-as escorrer bem, descasque as cebolas e os alhos e pique tudo muito fino. Corte o tomate ao meio retire as pevides e corte-o em pedacinhos.


Leve ao lume um tacho com 3 colheres (sopa) de azeite e deixe aquecer. Acrescente as lulas e o louro e deixe-as cozinhar até que toda a água evapore. Retire-as para um recipiente e guarde.


Junte ao tacho o resto do azeite, a cebola e os alhos picados e deixe cozinhar ate a cebola ficar macia junte o tomate misture tape e deixe cozinhar durante 8 minutos junte o açafrão tempere de sal e pimenta misture, junte as lulas misture tape e deixe cozinhar mais 5 minutos sirva polvilhadas com salsa ou coentros picados.

Sugestão: pode acompanhar com os cuscuz de tomate e miolo de amêijoa.

Para o cuzcuz:

200g de miolo de amêijoa congelado
250g de cuscuz
1 cebola
2 dentes de alho
5 c.s de azeite
2 tomates maduros
1 litro de água a ferver
Sal e pimenta acabada de moer
Salsa ou coentros picados



Deixe descongelar o miolo de amêijoa, passe-o por água fria e escorra. Descasque a cebola e os alhos pique tudo e deite para um tacho junte o azeite e leve ao lume deixe cozinhar até a cebola ficar macia.


Entretanto mergulhe o tomate em água a ferver e retire-lhe a pele corte-o ao meio retire as pevides e corte-o em pedaços pequenos junte ao tacho tape e deixe cozinhar ate o tomate ficar desfeito mexendo de vez em quando.


Junte a água deixe ferver, junte os cuscuz mexa e deixe e deixe cozinhar em lume brando durante 20 minutos mexendo de vez em quando, nos últimos 8 minutos de cozedura junte o miolo de amêijoa, misture tempere de sal e pimenta e deixe acabar de cozinhar, sirva polvilhado com salsa ou coentros picados.








Printfriendly