quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Bolo de sorvete de tiramisu




ingredientes

1 pão de ló pronto;
500 g de mascarpone;
4 gemas de ovos;
4 claras de ovos;
400 ml de café amargo;
80 g de açúcar;
Cacau amargo q.b.

preparação

Prepare 400 ml de café e reserve para arrefecer.


Coloque as gemas numa tigela e  as claras noutra tigela separadas. Junte o açúcar com as gemas e bata tudo com o batedor elétrico até obter um creme fofo. Adicione o mascarpone (uma colher de cada vez) e continue a misturar com o batedor, certificando-se que não forma grumos.

Na tigela das claras, adicione uma pitada de sal e bata com firmeza até ficarem em castelo firme; em seguida, adicione-as ao creme das gemas e mascarpone e envolva delicadamente com uma espátula de baixo para cima. 


Numa forma de aro coloque um disco de pão de ló no fundo. Borrife com o café amargo até que esteja bem encharcado e despeje 3/4 do creme de mascarpone. Nivele muito bem e, no centro, adicione alguns pedaços de pão de ló retirados de outro disco, embebidos no café amargo.

Cobrimos a superfície do bolo com o restante  creme e nivelamos muito bem. Levamos ao congelador pelo menos 4 horas (melhor ainda se deixarmos durante a noite). Após esse tempo, removemos o aro e polvilhamos a superfície do bolo com cacau amargo. Esperamos pelo menos 30 minutos antes de servir.



Fonte: blog.giallozafferano

Printfriendly