terça-feira, 6 de junho de 2017

Bolo Guloso




Ingredientes


• 600g de chocolate em tablete.
• 300g de manteiga
• 6 ovos
• 200g de açúcar
• 200g de amêndoa moída
• Farinha
• Açúcar em pó q.b
. Raspas de chocolate (estas fui eu que fiz e a receita está mais abaixo)
.

Preparação

Liguei o forno a 180º C. Untei uma forma redonda com manteiga e polvilhei-a com farinha. Derreti metade do chocolate, em banho-maria com 200g de manteiga. Bati as gemas com o açúcar, até ficar esbranquiçado. Juntei a amêndoa moída e o chocolate já derretido e misturei bem.

Depos, levantei as claras em castelo e envolvi-as no preparado anterior. Verti na forma e levei ao forno, por 55 minutos (se necessário, devem colocar uma folha de alumínio a meio da cozedura para o bolo não queimar).

Fiz o recheio: derreti o chocolate e a manteiga restantes, em banho-maria, até obter um preparado compacto.

Desenformei o bolo depois de frio e cortei-o ao meio, na horizontal. Recheei-o com metade do creme de chocolate e compus o bolo. Cobri-o com o restante creme. Depois de frio, polvilhei com raspas de chocolate e açúcar em pó.

Para as raspas de chocolate: pus a derreter o chocolate aos bocados em banho-maria, mexendo o chocolate até este ficar macio e brilhante.
De seguida, para tornar o chocolate mais maleável e brilhante, deitei 2/3 sobre a bancada. Com uma espátula, espalhei-a de um lado para o outro, durante 3 minutos, até quase prender. Rapidamente, reuni-o e voltei a aquecer em banho-maria e fui mexendo. Voltei a espalhá-lo uniformemente sobre um tabuleiro e levei ao frigorífico. Depois de ter solidificado, passei uma faca inclinada, de forma a saírem folhos compridos.


Esta receita foi retirada do livro Bolos e Bolinhos e as raspas de chocolate foram adaptadas do livro 101 sugestões Bolos.

Fonte original todos os direitos reservados a: http://sitiodasdelicias.blogspot.pt

Printfriendly