quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Receita de Pudim de Gemas Natalício







Ingredientes


Açúcar – 350gr
Gemas – 12
Ovos – 4
Maizena – 1 Colher de Sopa
Casca – 1 Laranja
Água – 250ml
Açúcar – 200gr (Para Caramelo)
Água – 65ml (Para Caramelo)


Instruções


Começa por preparar o caramelo, numa frigideira deita as 200gr de açúcar e 65ml de água, deixa o açúcar caramelizar em lume médio, sem mexer, até ficar bem preto e caramelizado, depois retira e deita na forma de pudim para untar esta (toma cuidado que caramelo quente é perigoso se tocar na pele), deixa de parte a forma.
Agora leva ao lume os 250ml de água, o açúcar e a casca de laranja, deixa ferver uns 5 minutos para criares uma calda de açúcar com um toque de laranja, retira do lume.

Pré-aquece o forno a 180ºC.


Separa os ovos até ficares com 12 gemas e 4 ovos bate tudo até ficares com um creme suave, a parte dissolve a maizena com um pouco da calda de laranja.
Junta a mistura de calda com a maizena sempre em fio e a bater na mistura das gemas, depois retira a casca da laranja da calda e deita esta também em fio na mistura das gemas sempre a bater suavemente.
Por fim deita a mistura na forma e leva esta ao forno num banho-maria (põe um tabuleiro maior que a forma do pudim com água quente e põe a forma de pudim dentro desta tudo dentro do forno, isso vai criar um calor mais suave ideal para fazer um pudim), cobre com uma tampa ou papel de alumínio e deixa cozer uns 50 minutos.
Passado os 50 minutos, desliga o forno e deixa o pudim dentro mais uns 5 minutos, depois retira o pudim do forno e deixa este arrefecer ainda no banho-maria, quando ficar a temperatura ambiente podes levar ao frigorífico, desenforma na altura de servir, bom apetite!



Fonte original todos os direitos reservados a: https://www.iguaria.com

Printfriendly