quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Bolo de ananás com creme




Ingredientes bolo:

3 ovos
125 gramas de iogurte natural ou de ananás,
2 potes de iogurte de açúcar,
1 potes de óleo
2 potes de  farinha,
1 pote de amido de milho
algumas gotas de aroma de limão
4 fatias de ananás em calda  para adicionar à massa,
1 fatia de ananás para enfeitar,
1 colher de sobremesa de fermento em pó,
açúcar de confeiteiro  q.b,


Ingredientes creme:

2 gemas,
50 gramas de açúcar,
30 gramas de farinha,
250 ml de leite
casca de limão
Aromatizante de limão q.b.
1 pequena noz de manteiga,


Procedimento: 


Primeiro, prepare o creme. 
Bata as gemas com o açúcar e adicione muito lentamente a farinha, misturando muito bem. Enquanto isso, aqueça o leite com a casca de limão e deixe arrefecer.

Junte a mistura das gemas com o leite mexendo muito bem, acenda novamente o lume  mexendo sempre com uma colher, até que o creme engrosse. Apenas no final, com o calor desligado, adicione uma pequena noz de manteiga e mexa. Deixe arrefecer completamente enquanto prepara o bolo.

Numa batedeira eléctrica, bata bem as gemas com o açúcar, até obter uma mistura cremosa. Adicione o iogurte, misturando novamente e um pouco depois o óleo. Agora, adicione manualmente a farinha, o amido, o fermento e algumas gotas de aroma de limão. Misture todos os ingredientes muito bem até obter uma mistura sem grumos.

Corte três fatias de ananás em pedaços pequenos, passe por  um papel absorvente e adicione à massa. Unte e enfarinhe uma forma de bolo circular com aro e despeje a mistura. Pese 230 g  de creme, e distribua-o uniformemente às colheres (não usei tudo por medo de criar problemas ao cozer a massa) as colheradas de creme vão afundar na massa e no final fica como na foto.

Finalize com a última fatia de ananás cortado em pedaços pequenos e coza em função ventilada a 165 ° cerca de 45-50 minutos. Verifique sempre o cozimento com o teste do palito e ajuste a temperatura ao seu tipo de forno.

Deixe arrefecer completamente antes de desenformar, polvilhe bastante açúcar de confeiteiro e uma fatia de ananás!! fantástico ..;)





giallozafferano

Printfriendly