sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Arroz de pato



Ingredientes

1 pato
1/2 chouriço
  500gr de arroz
2 cebolas grandes
5 dentes de alho
1 dl de azeite
2 laranjas
2 folhas de louro
1 colher (café) de pimenta em grão
Salsa q.b.
Sal e pimenta p.b.  


  PREPARAÇÃO:


  Descasque e lave as cebolas e os alhos. Arranje o pato e corte-o em pedaços. Leve ao lume uma panela com água, junte 1 cebola cortada em quartos, 2 alhos, 1 folha de louro e os grãos pimenta, deixe ferver, junte o pato e o chouriço, deixe cozer até que o pato fique macio. Retire o pato e o chouriço, deixe amornar e desfie o pato rejeitando as peles e os ossos. Passe 1L do caldo pelo passador, deite novamente no tacho e leve ao lume até ferver.
Pique finamente os restantes alhos e cebola, deite para um tacho, junte a raspa da casca de 1 laranja, a outra folha de louro e o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até que fique douradinho. Adicione depois o arroz, envolva bem, adicione o caldo de cozer o pato, retifique os temperos, mexa, tape e deixe cozinhar durante 18 minutos em lume muito brando.
Retire do lume, regue com o sumo da outra laranja, mexa com um garfo grande, retifique os temperos, junte a carne desfiada e envolva muito bem. Deite para um tabuleiro, alise, disponha o chouriço cortado em rodelas por cima e leve ao forno pré-aquecido até que fique coradinho. Sirva decorado com mais laranja.
BOM APETITE!!!!
(Confecionado por Cinda Canto Pinheiro)


Fonte original todos os direitos reservados a: Julieta Vanâncio

Printfriendly