segunda-feira, 13 de maio de 2019

Cataplana do mar




Ingredientes


6 camarão calibre grande
2 c. café sal + 2 c. chá
3 posta de maruca garoupa ou cherne
600 g mexilhão fresco já limpo
2 cebolas
4 dentes de alho
50 g talo de aipo
450 g tomate com rama bem maduro
1 courgette grande
20 g malagueta verde
5 c. sopa azeite
½ emb. salsa
½ emb. coentros
70 g polpa de tomate
0,5 dl vinho branco
12 fatias finas de pão alentejano
1 c. café tomilho seco
1 c. café alho em pó


Preparação


1. Tempere os camarões já descongelados com cerca de uma colher de café de sal. Tempere as postas de peixe de ambos os lados com uma colher de chá de sal e reserve.

2. Raspe bem as conchas dos mexilhões e retire-lhes as barbas. Rejeite os que estiverem abertos ou com as conchas partidas e lave-os em água fria corrente.

3. Descasque a cebola e os dentes de alho e corte-os em rodelas. Lave o talo de aipo, o tomate, a courgette e a malagueta verde. Corte o talo de aipo em lâminas finas, e o tomate, a courgette e a malagueta, em rodelas finas. Reserve.

4. Deite cerca de três colheres de sopa de azeite no fundo da cataplana, espalhe algumas rodelas de cebola, alho e aipo e cubra o fundo com cerca de 2/3 dos mexilhões.

5. Por cima, disponha uma camada de rodelas de tomate, outra de courgette e algumas rodelas de malagueta e salpique com uma colher de café de sal.

6. Adicione mais algumas rodelas de cebola, alho e aipo e as postas de peixe. No meio do peixe, coloque a salsa e os coentros atados (reserve alguns) e cubra com outra camada de tomate, courgette e cebola.

7. Salpique com o restante sal e regue com uma colher de sopa de azeite e a polpa de tomate, misturada com o vinho branco.

8. Decore com os camarões e os restantes mexilhões, feche a cataplana e cozinhe em lume brando 25 minutos, agitando de vez em quando.

9. Toste levemente as fatias de pão. Misture a restante colher de azeite com o tomilho seco e o alho em pó e pincele as torradas.

10. Abra a cataplana, salpique com as folhas de salsa e coentros reservadas e sirva com as torradas.


Fonte: daqui

Printfriendly