quinta-feira, 29 de julho de 2021

Bolo de Bolacha com Ananás

 




Bolo de Bolacha com Ananás




Bolachas maria q.b.

300 gr de leite condensado

600 gr de queijo creme

1 lata grande de ananás em calda (3 fatias serão para o recheio e 4 fatias serão para o contorno da forma)

100 ml da calda do ananás

4 folhas de gelatina ou 7 gramas de gelatina em pó neutra

70 ml de sumo de limão coado



Para a decoração:



200 ml de natas

3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

Raspas de 1 limão

Cerejas cristalizadas para decorar (opcional)

Forma de 25 cm x 10 cm x 7 cm de altura



Preparação



1. Hidratamos a gelatina em fria durante 5 a 7 minutos, quando estiver hidratada, escorremos bem e adicionamos o sumo de ananás, aquecemos no microondas ou numa panela em lume baixo até que a gelatina se dissolva, mas sem ferver, reservamos.


2. Num recipiente grande colocamos o queijo creme, o leite condensado e o sumo de limão, misturando com um batedor manual até que tudo esteja tudo bem integrado e sem grumos. Adicionamos algumas colheres de sopa da mistura de queijo e leite condensado ao sumo de ananás com a gelatina dissolvida e misturamos bem para que as temperaturas dos dois preparados sejam iguais, depois juntamos a mistura da gelatina ao restante creme de queijo e leite condensado e misturamos bem com as varas de arame manuais.

3. Juntamos 3 rodelas de ananás picadinho (bem escorrido), misturamos com uma espátula, raspando bem o fundo e a lateral do recipiente para que se misture bem. Reservamos.


4. Colocamos uma camada de bolachas no fundo da forma, depois colocamos meias rodelas de ananás nas laterais para que na hora de desenformar fiquem visíveis no contorno.


5. Depois de colocadas as bolachas no fundo e o ananás na lateral, colocamos uma camada de creme bem distribuída para que fique homogêneo e voltamos a colocar outra camada de bolachas por cima, pressionando um pouco para que fiquem niveladas, repetimos as camadas até esgotarmos os ingredientes, finalizando com creme por cima. Alise bem o creme e cubra a forma com filme plástico e deixe no frigorífico no mínimo 4 horas.



Decoração



6. Bata as natas bem frias com a batedeira elétrica até ficarem bem firmes, depois junte o açúcar de confeiteiro e bata até formar sulcos profundos na superfície. Colocamos o chantilly num saco pasteleiro.

7. Desenforme o bolo e enfeite por cima com o chantilly a gosto. No meu caso fiz um zigue-zague sobre toda a superfície, enfeite com raspas do limão, e cerejas cristalizadas.

Desfrute! É realmente uma delicia….

 

 

Fonte: https://lacocinadelolidominguez.es

Printfriendly