domingo, 20 de dezembro de 2020

Bolo-rei caseiro

 




O bolo-rei é uma presença essencial na mesa de consoada e no Dia de Natal. Este ano, por que não aprender a fazer o seu bolo-rei e surpreender toda a famíla? Além disso, assim, vai poder comer bolo-rei em qualquer altura do ano.




Ingredientes 


150 g açúcar
750 g farinha
1 fava seca
30 g fermento de padeiro
175 g mistura de frutas cristalizadas
250 g mistura de frutos secos
qb raspa de laranja
qb raspa de limão
150 g margarina
1 c. de sobremesa sal
4 ovos M
1 dl vinho do Porto
1 ovo
50 g açúcar em pó


Preparação

1. Pique as frutas cristalizadas e os frutos secos, tendo o cuidado de deixar de lado alguns para decorar o bolo. Misture tudo e deixe a macerar com o vinho do Porto.

2. Dissolva o fermento de padeiro em 1 dl de água morna, junte-lhe uma chávena de farinha, misture bem, tape com um pano e deixe levedar em lugar quente durante 15 minutos.

3. Bata a margarina com o açúcar, as raspas de limão e laranja, junte os ovos, batendo um a um, e o fermento.

4. Quando tudo estiver bem ligado, adicione o resto da farinha e o sal, amassando até que a mistura fique elástica e macia. Junte as frutas e volte a amassar.

5. Molde a massa em forma de bola, polvilhe-a com farinha e tape-a com um pano, deixando levedar durante 3 horas ou até duplicar de volume.

6. Coloque a massa num tabuleiro e faça um buraco no meio.

7. Introduza na massa um brinde à escolha (bem embrulhado em papel vegetal) e uma fava, deixando levedar mais 1 hora. Pré-aqueça o forno a 180º C.

8. Pincele o bolo com a gema de ovo batida e enfeite toda a superfície com as restantes frutas cristalizadas e frutos secos.

9. Espalhe o açúcar em pó em 4 montinhos por cima do bolo e leve ao forno durante 35 a 45 minutos. 

 


Fonte original todos os direitos reservados a: pingodoce

Printfriendly