quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Bolo de Natal com Creme de Caramelo e Nutella

 





O QUE É PRECISO?

Para a base do bolo

2 ovos
82 g de farinha
86 g de açúcar
35 ml de óleo
1/2 vagem de baunilha
56 ml de água
1 pitada de sal
8 g de fermento
3 g de cremor de tártaro


Para o recheio:


2 gemas de ovo
300 g de leite
75 g de açúcar mascavado
3 cm da vagem de baunilha
30 g de amido de milho
1 pitada de sal
100 g de natas frescas
125 g de nutella


Para a calda:


170 g de leite aproximadamente
3 cm da vagem de baunilha
4-5 bolachas digestivas
cacau amargo e chantilly para decorar


Como fazer


Prepare o bolo. Numa tigela, reúna a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Faça um buraco no centro e despeje as gemas, o óleo, a água e as sementes da baunilha. reserve.
Entretanto, bata as claras em neve até ficarem firmes com o cremor de tártaro.
Com o batedor elétrico misture a farinha com os líquidos para obter uma mistura lisa e homogénea. De seguida, misture as claras em neve em várias vezes (pelo menos três) com o auxílio de uma espátula para não talharem. Despeje a mistura numa forma de alumínio com pelo menos 6-7 cm de altura e 26-28 cm de diâmetro (não unte ou enfarinhada a forma). Coza em forno pré-aquecido a 160 ° C cerca de 45 minutos. Em seguida, aumente a temperatura do forno para 170 ° C e coza mais 15-20 minutos. Verifique a cozedura com um palito. Quando estiver cozido, deixe arrefecer de cabeça para baixo pelo menos 4 horas, depois descole as laterais da forma com a ajuda de uma faca e vire de cabeça para baixo num prato. Corte ao meio formando dois discos. Em seguida, corte cada disco em fatias de 3 centímetros de largura cada.

Prepare o creme de caramelo. Em primeiro lugar, caramelize o leite. Coloque o açúcar mascavado numa panela, leve ao lume médio e deixe dourar. Entretanto ferva o leite com a baunilha. Quando o açúcar estiver pronto, despeje o leite a ferver e deixe ferver alguns minutos. Misture as gemas com o amido e o sal e acrescente o leite caramelizado (para obter uma mistura sem grumos pode ser necessário um batedor elétrico). Depois de incorporar o leite, leve ao lume e deixe engrossar. Deixe arrefecer completamente e acrescente as natas batidas.


Prepare a calda. Aqueça o leite com as sementes de baunilha e deixe repousar cerca de dez minutos.


Forre uma tigela de vidro com filme plástico. Cubra com as fatias de bolo de chiffon, molhe com parte da calda e despeje 2/3 do creme de caramelo. Cubra com as bolachas levemente molhadas na calda. Adicione a Nutella ao creme de caramelo restante, misture bem e despeje sobre as bolachas. Cubra com as restantes fatias do bolo.

Cubra com película aderente e deixe descansar no frigorifico pelo menos 4-5 horas.

Decorrido o tempo de descanso, vire a taça sobre uma travessa, cubra totalmente com uma fina camada de chantilly, polvilhe com cacau amargo.
Guarde no frigorifico até a hora de servir.

 

 

 

 Inventaricette, In cucina con Maria

Printfriendly