sábado, 3 de dezembro de 2022

Receita de Jesuítas

 




A origem deste doce não é consensual e não se sabe ao certo qual será a sua verdadeira origem. A sua inegável ligação à Companhia de Jesus e aos seus monges conhecidos como jesuítas é inegável. Porém, algumas pessoas afirma que essa ligação provém apenas do facto de a sua cobertura se assemelhar aos trajes usados pelos monges jesuítas, outros consideram que a origem da receita é conventual.

Há, contudo, informações que levam a crer que a receita tenha chegado a Portugal pelas mãos de uma pasteleiro espanhol que trabalhava, na altura, na confeitaria Moura em Santo Tirso. Além de ter sido ele a batizar o pastel, parece que a inspiração pode ter vindo do facto de ter trabalhado anteriormente numa comunidade de padres jesuítas em Bilbao.

A verdade é que eles fazem parte, atualmente, da típica doçaria portuguesa e muito embora possam apresentar algumas variantes, é um pastel conhecido e apreciado em todo o país.




Receita de Jesuítas

Ingredientes para a base


2 bases de massa folhada
180g açúcar em pó
1 clara de ovo
sumo de limão

Doce de ovos


4 gemas
120g açúcar
70 ml água
casca de limão

Modo de preparação 

Para fazer o doce de ovos, leve ao lume um tacho com a água, o açúcar e a casca do limão.


Deixe ferver e engrossar até formar uma calda.
Depois, retire do lume e deixe arrefecer.


Num recipiente à parte, bata as gemas com um garfo e depois verta-as para dentro da calda de açúcar (morna) sem parar de mexer.
Leve novamente a lume baixo, mexendo até engrossar e reserve.
Numa tigela, coloque o açúcar em pó, a clara e umas gotas de sumo de limão e bata até formar um creme.


Desenrole as bases de massa folhada mantendo o papel vegetal. Corte triângulos de massa.


Barre cada triângulo com uma camada de doce de ovos, sobreponha outro triângulo de massa folhada e termine a superfície com uma camada do creme de açúcar, alisando-o.


Repita o processo com o resto da massa.


Coloque os jesuítas num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal (pode usar o que vem com a massa folhada) e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus.


É muito importante que o forno esteja bem quente, para a massa poder folhar corretamente. Também deve colocar o tabuleiro a um terço do fundo do forno.


Retire os jesuítas após 20 minutos ou quando estiverem bem folhados e com o açúcar bem dourado.

Esta é, afinal, uma receita muito fácil de fazer e que é do agrado de todos. Experimente já e impressione os seus familiares e amigos com esta receita típica portuguesa.

 

Printfriendly