sexta-feira, 19 de março de 2021

Bolo de amêndoa e laranja... uma verdadeira tentação!

 



INGREDIENTES


- 5 ovos L

- 2 laranjas grandes (650gr aprox.)

- 250gr de amêndoas moídas

- 250gr de açúcar

- 2 colheres de chá de fermento em pó

- 1 colher de chá de água de flor de laranjeira

- 1 colher de sopa de mel

- Uma pitada de sal


PREPARAÇÃO


1- A primeira coisa que fazemos é colocar as laranjas numa panela de pressão, cobrir com água, tapar e contar 15 minutos após o pipo começar a rodar. Se utilizar uma panela normal, deixe cozer 1h. Aprox.)


2- Depois de cozidas retiramos da panela e deixamos arrefecer um pouco para podermos mexer-lhes sem nos queimarmos.


3- Quando arrefecerem o suficiente, partimos ao meio, retiramos as sementes e trituramos com a varinha até obtermos uma pasta. Reservamos.


4- Numa tigela grande colocamos os ovos e o açúcar. Batemos com a batedeira em velocidade alta até dobrarem ou triplicarem de volume.


5- Juntamos a água de flor de laranjeira, o mel e a pasta de laranja que reservamos. Com uma espátula de silicone envolvemos tudo em movimentos suaves, evitando assim que os ovos percam o ar.


6- Acrescentamos as amêndoas moídas e envolvemos. Juntamos o fermento e a pitada de sal peneirados mexendo com movimentos suaves.


7- Quando tivermos uma mistura homogénea, colocamos numa forma (vou usar uma forma de 20cm de diâmetro e 9 cm de altura na qual coloquei papel vegetal na base e pulverizei spray desmoldante em toda a superfície, assim conseguiremos que desenforme na perfeição).

8- Depois de colocar a mistura na forma, alise um pouco a superfície e leve ao forno pré-aquecido a 165ºC com calor por cima e por baixo por 60-70 min. ou até que pique com um palito e saia limpo. Quando estiver pronto desligamos o forno e deixamos o bolo lá dentro com a porta entreaberta mais 10 minutos. Após esses 10 minutos podemos tirar do forno.


9- Uma vez fora do forno deixamos arrefecer na forma antes de desenformar.

10- Enfeite com fatias de amêndoas cobrindo toda a superfície e algumas rodelas de laranja.

 

Fonte: https://www.mitartapreferida.net


Printfriendly