sexta-feira, 12 de março de 2021

Molotof com Caramelo

 


Ingredientes:

Molotof
10 claras de ovo L à temperatura ambiente
300 g de açúcar
Caramelo líquido



Caramelo líquido

200 g de açúcar
100 ml de água quente


Preparação:

Molotof

Barrar a forma com caramelo líquido e reservar – Forma redonda com buraco no meio, com cerca de 26 cm de diâmetro e 9,5 cm de altura.
Bater as claras na batedeira em velocidade baixa até fazerem espuma. A seguir aumentar para a velocidade máxima até as claras ficarem bem firmes e volumosas.
De seguida reduzir a velocidade da batedeira e juntar o açúcar pouco a pouco. Limpar o açúcar das bordas da taça, com ajuda de uma espátula para que também se incorpore nas claras.
Aumentar a velocidade da batedeira e deixar bater durante cerca de 5 a 7 minutos.
O merengue está pronto quando o açúcar estiver completamente dissolvido. Fazer o teste esfregando um pouco da mistura entre os dedos. Se tiver vestígios de grânulos de açúcar, bater as claras mais um pouco.
Adicionar 3 colheres (sopa) de caramelo líquido e bater até ficar uma mistura homogénea.
Colocar o merengue na forma aos poucos, pressionando e alisando. Ir batendo a forma numa base para eliminar possíveis bolhas de ar e o merengue assentar bem.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC em banho-maria durante 10 minutos – Colocar a forma dentro de um recipiente com água a ferver.
Desligar o forno e sem abrir, deixar o Molotof dentro por 30 minutos. Passado este tempo, retirar do forno e deixar repousar durante 10 a 15 minutos. Desenformar e levar ao frigorífico até arrefecer completamente.



Caramelo líquido

Caramelizar o açúcar em lume brando. Quando atingir o ponto caramelo (cor âmbar), juntar aos poucos a água quente mexendo sempre até ficar uma mistura homogénea. Deixar levantar fervura e retirar do lume.



Notas
O Molotof poderá ser feito com diferentes tamanhos, tendo em atenção que as proporções são de 30 g de açúcar por clara e que o tempo inicial de cozedura (com o forno ligado) é de 1 minuto por clara.
O caramelo enquanto quente fica líquido. No entanto ficará mais espesso quando arrefecer.
O Molotof poderá ser servido simples ou coberto com amêndoas laminadas torradas.

 

Fonte original todos os direitos reservados a:

https://augustodoces.pt 

Printfriendly