terça-feira, 23 de maio de 2017

Bolo na caneca






Ingredientes:



1 ovo

4 colheres de sopa de leite

3 colheres de sopa de óleo

2 colheres (rasas) de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de doce de figo

5 colheres (rasas) de farinha de trigo

1 colher de café de farinha de alfarroba

1 colher de café de fermento para bolos

pinhões para decorar





Preparação:



Pode bater o bolo directamente na caneca adicionando os ingredientes um a um. Eu prefiro bater num recipiente pequeno à parte. Estas quantidades dão para duas canecas com capacidade de 300 ml.



Num recipiente pequeno bata o ovo com uma vara de arames. Junte o óleo e misture. Em seguida o açúcar e as duas colheres de doce de figo.  Continue a bater. Prossiga com as colheres de leite e por fim junte a farinha misturada com o fermento e a colher de café de farinha de alfarroba. Misture bem. Obterá uma massa um pouco mais líquida que a de um bolo normal.



Utilize mesmo a medida de colheres rasas. Se usar colheres bem cheias de farinha ou açúcar irá ficar com o bolo demasiado duro.



Unte ligeiramente a caneca com um pouco de manteiga. Deite massa em duas canecas até metade da capacidade. Leve cada caneca (em separado) ao microondas por 3 minutos exactos na potência máxima.



Vai crescer até ao bordo da caneca ou mesmo superá-lo. Decore com pinhões e coma-o da caneca ainda morno. Se preferir desenforme. Pode também comer frio.



Discretamente lave a caneca e ninguém lá em casa precisa de saber o que aconteceu! Eu prometo que não vou contar nada!   
 
Fonte original todos os direitos reservados a: http://cozinha-sem-tabus.blogspot.pt

Printfriendly