terça-feira, 23 de maio de 2017

Bacalhau à Marinela








Ingredientes:



3 cebolas grandes

4 dentes de alho

4 postas grandes de bacalhau crescido/graúdo

2 cenouras médias

8 a 10 batatas médias

sal

azeite

pimenta moída

leite para o bechamel

água da cozedura do bacalhau

200 ml natas

Preparação:

 
Coza o bacalhau. Reserve e ainda morno retire peles e espinhas e lasque-o.

 
Pele e corte as batatas em palitos, depois em pequenos cubos. Frite-as em óleo sem as deixar demasiado fritas. Escorra sob papel absorvente.

Corte a cebola em meias luas e o alho às rodelas finas. Leve-os ao lume com uma boa porção de azeite. A meio da cozedura junte as cenouras raladas. Envolva e passados dois a três minutos junte as lascas de bacalhau. Tempere com pimenta.

Prepare um bechamel com metade de leite e metade da água da cozedura do bacalhau. Faço a olho mas será mais ou menos assim: dissolva 5 colheres de sopa cheias de farinha num pouco de leite. Utilize duas chávenas de chá de leite e outras duas de água da cozedura do bacalhau. Tempere com um pouco de sal e uma colher de manteiga. Leve a lume médio e não pare de mexer com uma colher-de-pau até engrossar. Quase no final junte 200 ml de natas.

Misture a cebola e o bacalhau com os cubos de batata frita e o bechamel. Envolva com cuidado e rectifique o tempero. Disponha num tabuleiro grande de ir ao forno. Alise e coloque uma fina camada de bechamel. Polvilhe com pão ralado. Leve ao forno a 200º por 20 minutos até que comece a dourar.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://cozinha-sem-tabus.blogspot.pt

Printfriendly