quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Doce de morango e baunilha








Ingredientes


2 kg de morangos
850 gr de açúcar
1 vagem de baunilha
sumo de 1/2 limão
1 pau de canela


   Preparação

1. Arranjar os morangos e cortar ao meio, colocá-los numa panela juntamente com o açúcar, envolver bem. Raspar as sementinhas do interior da vagem da baunilha, juntar aos morangos com a restante vagem e o pau de canela. Levar ao lume, mexendo de vez em quando, até levantar fervura. Reduzir o lume, deixar cozinhar lentamente até obter a consistência pretendida. Fazer o teste do ponto de estrada (colocar um pouco de doce no prato, deixar arrefecer e passar o dedo, se o doce não unir, está no ponto.

2. Retirar a vagem da baunilha e o pau de canela, triturar bem com a varinha mágica (eu gosto mais assim, mas para quem prefere com pedacinhos, pode apenad triturar grosseiramente) . Levar ao lume novamente com o sumo de limão. Deixar levantar fervura novamente, desligar e reservar.

3. Colocar o doce ainda bem quente em frascos esterilizados*, fechar bem e colocar virados para baixo durante 30 minutos para criar vácuo (em alternativa, é possível encher os frascos quando o doce estiver frio e ferve-los numa panela com água durante alguns minutos). Virar os frascos e guardar em lugar fresco e seco.

O doce dura imenso tempo, quando armazenado em vácuo.

*Para esterilizar:  ferva os frascos num tacho com água e depois coloque a secar sobre um pano de algodão. É um processo simples e muito eficaz. Os frascos secam rapidamente.
Receita adaptada de cozinhafresh.

Printfriendly