terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Aprenda a fazer fios de ovos



INGREDIENTES :

  • 1 Ovo Inteiro
  • 10 Gemas
  • 1 kg de Açúcar
  • 0,5 l de Água ( 500 ml)
Coloque as gemas e o ovo inteiro ,num passador de rede ou peneira e com a ajuda de um garfo,mexendo (só uma vez por outra) ao leve;muito suavemente deixe escorrer,para uma taça.Deste modo,não vai a película dos ovos que é o que dá mau sabor .
Entretanto ,coloque a água e o açúcar ,num tacho largo e leve ao lume.Deixe ferver por 8 minutos.Retire as impurezas que aparecem em cima,com uma escumadeira.
 
Verta o preparado dos ovos numa caneca ou funil próprios para fazer os fios de ovos.
Ao lado do tacho,coloque uma taça com um pouco de água, gelo e um outro passador de rede.Quando a calda estiver pronta,adicione um pouco (1 ou 2 conchas da sopa)da calda na água.Não deve ficar muito doce,mas como vai molhar aí os fios prontos,é para eles não perderem o sabor docinho.

 Passados os 8 minutos da calda e mantendo o açúcar a ferver no centro (coloque o lume no mínimo),deixe cair fios,movendo sempre o funil em círculos.

Não coloque muitos ,faça pouco de cada vez,pelo menos até ter prática.
Deixe ferver ± uns 30 a 40 segundos,dê uma mexidinha com um garfo e com a ajuda de uma escumadeira retire-os,escorra e coloque-os no passador de rede,mergulhe-os por alguns segundos na água,mexendo com o garfo ,para que se soltem.

Retire e deixe-os escorrer noutro passador de rede.
Vá repetindo esta operação,até terminar o preparado de ovos.
Entre cada operação que fizer,vá borrifando a calda com água e uma vez por outra,adicione mais um pouco de água,porque a calda vai ficando grossa e não convém.
 
 
Depois coloque-os numa taça e guarde-os no frigorífico.Duram bastante tempo,não sei quanto,porque aqui em casa,não ficam "a dar sopa" por muito...rss!!!!

A calda que sobrar,se quiser guardá-la,passe-a por um passador,ferva-a e guarde para fazer mais fios de ovos,porque segundo dizem,os fios preparados nas caldas "cansadas" são os melhores.
 
Fonte original todos os direitos reservados a: http://deliciasdakini.blogspot.pt

Printfriendly