quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Pão na Panela de Pressão



Para a massa:
- 1 ovo

- 1 chávena (chá) de leite morno ou água

- 25 g de fermento biológico( usei meia saqueta de fermento seco para pão)

- 1 colher (sopa) de açúcar

- Cerca de 500 g de farinha de trigo

- Sal a gosto( cerca de uma colher de chá)

- 1/2 chávena (chá) de óleo

- Margarina para untar a panela de pressão

- farinha  para enfarinhar a panela de pressão

Para o recheio salgado:

- 100 g de salame em fatias

- 100 g de queijo provolone ralado

- 150 g de queijo mussarela ralado

- 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas

- Orégão a gosto


Mistura-se o fermento seco  com a farinha, depois junta-se o leite morno,o ovo, o sal,e mais ao menos metade da farinha.
Bate-se  na batedeira por 5 min, em velocidade média ou até que a massa fique elástica( assim já não se precisa sovar  a massa)
Numa superfície enfarinhada, acrescenta-se a  restante da farinha de trigo na massa ( ou quantidade que baste.A massa tem de ficar macia e levemente pegajosa)
Isto porque nem todas as massas são iguais na sua absorção dos liquidos, convém que todos os ingredientes estejam á temperatura ambiente.
A restante  farinha  vai-se acrescentando à massa  indo polvilhando a superficie e amassando suavemente. Quando no ponto, abre-se a massa com as mãos enfarinhadas,e põe-se o recheio , o salame, os queijos , meia chávena (chá de )azeitonas., e os oregãos a gosto.
Pode-se enrolar de duas maneiras:
dobrando depois , tipo envelope , e aconchegando depois como um bolo, ou (como eu fiz) esticar rectangular, espalhar o recheio e enrolar como uma torta, em seguida enrola-la em aspiral,como está na foto.Pincela-se com gema de ovo, e salpica-se com sementes ou queijo parmesão.
Unta-se e enfarinha-se bem o fundo e os lados da panela de pressão, e põe-se lá o pão a levedar, tapa-se a panela e leveda cerca de 1 hora em local quente,
Depois , é pôr no fogão, a cozinhar  por cerca de 30 minutos, com a boca do fogão quase apagada, vai-se virando o botão até ficar a chama bem fraquinha, cuidado para não se deixar apagar o fogão.
Eu fiz assim , mas o meu pão teve de cozinhar quase 1hora , não sei se  a minha chama ficou fraquinha demais,mas o resultado foi bom.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://amoresabores.blogs.sapo.pt

Printfriendly