Ingredientes [para duas a quatro pessoas, dependendo do tamanho do lombinho]:
1 lombinho de porco
Queijo de cabra (em "rolo" ou já em medalhões)
Sal, alho, pimenta preta e colorau q.b.
1 raminho de salsa
1 folha de louro
4 c. de sopa de azeite
2 dl de vinho moscatel
3 c. de sopa de mel
Sumo de 1 laranja
1 cebola grande
De véspera, ou de manhã se o lombinho for para o jantar, trate de temperar a carne. Tire algum excesso de gordura que possa ter e dê-lhe alguns golpes na diagonal, sem cortar até ao fundo e deixando cerca de 1 cm entre cada um.
Na taça onde vai deixar o lombinho a marinar, misture duas colheres de sopa de mel com o moscatel, duas colheres de sopa de azeite e o sumo de laranja. Coloque depois nessa taça o lombinho. Tempere com sal, pimenta, alho e colorau. Junte a folha de louro e o raminho de salsa (que pode "rasgar" com as mãos). Envolva tudo muito bem e leve ao frigorífico, com o lado dos golpes voltado para baixo. A meio do tempo, rode a carne, para que tome sabor do outro lado.
Quando for altura de pôr o almoço (ou o jantar) em andamento, ligue o forno nos 180º C. Corte a cebola em rodelas e disponha-as no fundo de um tabuleiro. Regue com uma colher de sopa de azeite. Por cima vai pôr o lombinho, com os golpes voltados para cima. Dentro de cada golpe, coloque um medalhão de queijo de cabra (ou meio – depende da profundidade do golpe). Regue com uma colher de sopa de mel e outra de azeite. Junte aí dois terços da marinada e leve ao forno. Uma hora deve bastar. (De vez em quando vá regando a carne com o molho, para que não seque. Se for necessário junte o resto da marinada.)
E bom apetite! :)
Fonte original todos os direitos reservados a: