sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Empadão rico do mar

 




Ingredientes [para seis pessoas]:

Para o puré:

1 kg de batatas

500 g de couve-flor

4 c. de sopa de manteiga

125 ml de leite

Sal, pimenta, noz-moscada e queijo parmesão ralado q.b.

Para o "creme" de peixe:

1 alho-francês

500 g de lombo de salmão

500 g de lombo de atum

200 g de camarão inteiro

200 g de miolo de lombinhos do mar

500 ml de leite

4 c. de sopa de manteiga

5 c. de sopa de farinha

200 g de macedónia de legumes

Azeite, cebolinho e sal q.b.



Para começar, trate de lavar e arranjar as batatas (que vai descascar e cortar em cubos) e a couve-flor (que vai separar em floretes). Coza tudo junto em água temperada com sal.



"Nos entretantos", pique um alho francês (ou corte-o em rodelas finas) e leve a refogar com azeite num wok (ou então numa frigideira ou num tacho, desde que sejam grandes). Vá mexendo de vez em quando e, entre mexidelas, corte o peixe em cubos (retire a pele e alguma espinha que apareça), tempere-o com sal e reserve.



Coloque os camarões (que já devem estar limpinhos) no copo da varinha mágica, junte o leite e triture. Coe as batatas e a couve e deixe-as a escorrer, para que percam o máximo de água possível.



Entretanto, já o alho-francês deve estar no ponto – junte-lhe a manteiga e deixe derreter. Depois acrescente a farinha, mexa e deixe cozinhar um bocadinho (em lume brando, para não pegar). A seguir junte, em várias adições, o "leite de camarão", e vá sempre mexendo. No final terá um molho grosso (e delicioso, já agora – mas aproveite para retificar os temperos).



A seguir, junte a este molho a macedónia (bem escorrida), os lombinhos do mar desfeitos com a mão e o peixe. Junte também o cebolinho picado (cortar com uma tesoura diretamente para o molho ajuda muito!), mexa e desligue o lume.



Agora, esmague a batata e a couve-flor, juntas, e leve novamente ao lume, com a manteiga, o leite, a noz-moscada, a pimenta e o parmesão (reserve um pouco para o final). Deixe aquecer e vá envolvendo.



Por fim, vamos montar o empadão. No fundo do tabuleiro que escolher coloque o creme de peixe, e depois cubra com o puré. Decore como preferir, regue com um fio de azeite, polvilhe com o parmesão que reservou e leve ao forno a 200º C.



Quando o empadão estiver douradinho, é só tirá-lo do forno, deixá-lo descansar um bocadinho cá fora e servir.



É tão bom! :)

 

Fonte original todos os direitos reservados a:

https://gulinha.blogs.sapo.pt 

 

Printfriendly