domingo, 5 de abril de 2020

Aprenda a fazer pão com Fermento de Padeiro Caseiro (massa mãe)




Num recipiente de vidro adicione 20 gr de água (mais ou menos 2 colheres de sopa) e 20 gr de farinha (mais ou menos 3 colheres de sopa) e misture bem. Quanto mais misturar, melhor (em média uns 5 minutos). Vai criar bolhas e “capturar” alguns micro-organismos do ar, que vão ajudar na fermentação.
Deixe descansar 24 horas longe de fontes de calor e correntes de ar sem lhe tocar, tapado com um pano.


Passadas as 24 horas, junte:

20 gr de água (mais ou menos 2 colheres de sopa) e 20 gr de farinha (mais ou menos 3 colheres de sopa) e misture muito bem.
Cubra com o pano e deixe descansar mais 24 horas.


Repita a operação 7 dias seguidos. Ao fim deste tempo vão aparecer pequenas bolhas. Pode utilizar ou guardar no frigorifico.
Para manter o fermento vivo basta alimenta-lo uma vez por semana adicionando 20 gr de água e 20 gr de farinha.
Por cada 500 gr de farinha, utilize 100 a 150 gr de Massa Mãe (fermento natural).



Base de receita para pão: 



500 gr de farinha de trigo Tipo 65 biológica
300 g de água
8 gr de sal fino
100 ou 150 gr de massa mãe


Deite a farinha num alguidar e faça uma cova ao meio. Coloque a água morna (onde já se desfez o sal), e vá misturando até que a farinha absorva totalmente a água, junte a massa mãe e faça uma bola. Amasse muito bem até a massa ficar elástica e começar a fazer bolhas de ar.
Na borda do alguidar onde está a amassa, faça um sinal colando um pedacinho pequeno de massa à altura de 3 dedos. Tape o alguidar com um pano e depois com uma manta de lã e deixe levedar pelo menos 8 horas.
Quando a massa estiver levedada está boa para tender. Coloque um pouco de farinha na bancada, passe as mãos por farinha e divida a massa em pequenas bolas dando-lhe em seguida o formato desejado.

Leve a cozer em forno de lenha ou forno eléctrico pré aquecido a 180º.



Printfriendly