Preparação:
Coza o bacalhau em leite com uma folha de louro durante cerca de 10 minutos. Escorra o bacalhau e reserve o leite da cozedura. Retire a pele e as espinhas ao bacalhau e desfie-o em lascas.
Descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos. Frite-as em óleo quente até ficarem douradas e crocantes. Escorra-as sobre papel absorvente e tempere-as com sal.
Descasque as cebolas e os alhos e pique-os finamente. Leve ao lume uma panela com o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Junte o bacalhau desfiado e envolva bem.
Numa outra panela, prepare o molho bechamel: derreta a manteiga e junte a farinha, mexendo bem. Adicione aos poucos o leite da cozedura do bacalhau, mexendo sempre para não formar grumos. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e deixe engrossar um pouco.
Adicione as natas ao molho bechamel e misture bem.
Num tabuleiro de ir ao forno, espalhe uma camada de batatas fritas, seguida de uma camada de bacalhau com cebola. Cubra com o molho de natas e polvilhe com queijo ralado a gosto.
Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante cerca de 20 minutos ou até ficar dourado e borbulhante.
Retire do forno e sirva o seu bacal
hau com natas à moda antiga acompanhado de uma salada verde ou de legumes cozidos.
Dicas:
Se optar pelo bacalhau salgado ou seco, deve demolhá-lo antes de cozinhar, trocando a água várias vezes até que fique dessalgado. O tempo de demolha depende da espessura do peixe, mas pode variar entre 24 e 48 horas.
Escolha um bacalhau com uma cor branca uniforme, sem manchas amareladas ou avermelhadas. A pele deve estar brilhante e lisa e as escamas devem estar bem aderentes. O cheiro deve ser suave e fresco.
Guarde o bacalhau fresco ou congelado no frigorífico ou no congelador até ao momento de cozinhar. O bacalhau salgado ou seco deve ser guardado num local fresco e seco.
Cozinhe o bacalhau em água fervente com uma folha de louro ou outro tempero a gosto. O tempo de cozedura depende do tamanho das postas, mas pode variar entre 10 e 15 minutos. Não deixe cozinhar demais para não ficar seco ou desfeito.
Aproveite as sobras de bacalhau cozido para fazer outras receitas, como bolinhos de bacalhau, salada de bacalhau ou arroz de bacalhau.