Ingredientes:
- 1 kg de farinha tipo 65 (usei Espiga)
- 1 colher de sobremesa de fermento biológico seco (usei Ramazzoti)
- 1 colher de sobremesa bem cheia de sal grosso
- 700 ml água morna
Coloquei a farinha num recipiente grande (a massa cresce 3 vezes mais) e comecei por disolver o fermento e o sal na água morna que juntei depois à farinha e misturei bem com uma colher de pau até a farinha estar incorporada.
Tapei o recipiente com pelicula aderente e embrulhei num cobertor, durante mais ou menos 1 hora e 30.
Depois moldei o pão, polvilhei a massa com farinha e as mãos, puxei a quantidade desejada e cortei com uma tesoura de cozinha. Tendi formando uma bolinha, sem amassar para não tirar as bolhas da massa, dobra-se de cima para baixo com a ajuda da farinha.
Coloquei a massa num tabuleiro polvilhado com farinha dando bastante espaço entre as bolinhas, pois a massa tem que repousar e ainda vão crescer mais uns 20 minutos antes de irem ao forno.
Enquanto a massa repousa, pré aqueci o forno 250º, convém estar bem quente, e na base do forno, por baixo do tabuleiro do pão coloquei um recipiente com água (coloquei um prato fundo) para que o pão coza com a humidade adequada.
Antes de colocar o pão no forno dei uns golpes com uma tesoura no meio, para o pão subir mais e polvilhei o pão com um pouco de farinha.
Leva mais ou menos entre 20 a 25 minutos a cozer, entretanto se verem que o forno está muito quente baixem um pouco, pois os fornos são todos diferentes.
Experimentem depois com manteiga a derreter, hum! que delicia, vale mesmo a pena.
Fonte original todos os direitos reservados a: http://celianacozinha.blogspot.com