terça-feira, 6 de julho de 2021

Rolo Suíço - um dos bolos mais fofos e macios que já provei. Pode ser recheado com cremes ou compotas a gosto.

 




Ingredientes:

6 ovos tamanho L

60 ml de óleo

100 g de açúcar para as claras

60 g de açúcar para as gemas

120 g de farinha

1 g de fermento em pó

5 ml de essência de baunilha

opcional

xarope com água e açúcar



Preparação:

Primeiro bata as claras em castelo. A meio de bater as claras comece a adicionar os 100 g de açúcar aos poucos. Reserve.

Bata as gemas, acrescente a essência de baunilha e o açúcar e bata bem até ficar um creme esbranquiçado e dobrar de volume.

Adicione o óleo aos poucos, continuando a bater. Em seguida, comece a adicionar metade das claras a pouco e pouco com uma espátula com movimentos envolventes de baixo para cima para não perderem o ar.

A outra metade das claras reservamos.

Uma vez incorporada a primeira metade das claras acrescente a farinha peneirada e o fermento. Vão ser incorporados lentamente com os mesmos movimentos envolventes.

Finalmente incorporamos as restantes claras.

Prepare um tabuleiro própria para forno, que deve ser forrada com papel vegetal. É aconselhável untar a forma e também o papel vegetal por fora. Desta forma, o rolo sairá mais fácilmente depois de cozido. As dimensões da minha forma são 33 cm de comprimento por 23 cm de largura. O forno tem que ser pré-aquecido a 180ºC com aquecimento por cima e por baixo.

A massa do nosso rolo suíço é colocada na forma e com a ajuda de uma espátula nivelamos a superfície. Antes de colocar a forma no forno, batemos duas vezes na mesa para remover as bolhas de ar.

Leve ao forno por aproximadamente 20-25 minutos. Espete um palito para ver se está cozido.

Quando estiver pronto, retire do forno e coloque por cima de um pano limpo e húmido, para assim manter a humidade do bolo.

Deixe assim cerca de 10 minutos, para que arrefeça.

Quando o bolo arrefecer, retire da forma colocando outro papel vegetal por cima e depois vire a forma. Desta forma, pode remover cuidadosamente o papel da base.

Espalhe uma fina camada de geleia a seu gosto em toda a superfície e depois com cuidado comece a enrolar, sempre com a ajuda do papel. Enrole um pouco, pressione levemente, puxe o papel para trás e gire mais uma vez.

Embrulhe em papel vegetal e depois num pano limpo e deixe assim pelo menos 2-3 horas.

Pode pincelar com uma calda à base de água e açúcar.

O nosso rolo suíço está pronto. É muito macio e fofo, com um sabor incrível.



https://www.hogarmania.com

Printfriendly