domingo, 3 de maio de 2020

Tarte de maçã na frigideira.... é de lamber os dedos!



Numa frigideira, que possa ir ao forno, coloque 200 gr de açúcar branco, 120 gr de manteiga sem sal, partida em cubos e, distribua por cima do açúcar, 8 maçãs partidas em quatro, descascadas e sem caroço, dispostas com a parte arredondada para baixo fazendo um círculo e no meio quatro quartos de maçã.
Leve ao lume, no médio, durante 20-25 minutos, até obter um caramelo claro.
Entretanto, faça a massa. Num recipiente coloque 200 gr de farinha de trigo, 60 gr de açúcar e 120 gr de manteiga sem sal aos cubos. Com as mãos amasse bem até obter uma massa granulada. De seguida, junte um ovo e, amasse bem até despegar das mãos. Embrulhe a massa, achatada, em película aderente e guarde no frigorífico durante 30 minutos. Entretanto vá vigiando as maçãs. Logo que obtenha o ponto de caramelo claro, desligue e deixe arrefecer um pouco.
Pegue na massa e, com o rolo, estenda-a de forma a ficar com o diâmetro da frigideira. Coloque a massa por cima das maçãs, ajuste as bordas e, leve ao forno préaquecido a 180 graus, durante 20-25 minutos, ou até a massa dourar. Deixe arrefecer um pouco e vire a frigideira para um prato de bolos.
Sirva com uma bola de gelado de baunilha.
Bom apetite!



Fonte original todos os direitos reservados a: Francisco Amaral

Printfriendly