quarta-feira, 20 de maio de 2020

Bolo de Fubá Delicioso




Ingredientes

2 ovos
*180 g de farinha de milho, o admirável Fubá
90 g de farinha de trigo, usei a extra-fina para bolos, da Nacional
210 g de açúcar
100g de óleo
200 g de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 pacote de nata pasteurizada, para pastelaria (para bater)
1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó (20g)

* Usei farinha de milho, proveniente de Agricultura Biológica, da Herdade D Carvalhosa. Tem uma cor e um sabor muito característicos e, é obtida em moinhos de pedra, permitindo assim uma moagem lenta sem aquecimento, salvaguardando o seu valor nutritivo



Preparação·


Separe as duas claras, e os restantes ingredientes, bata no liquidificador.
Vai ficar uma massa lisa, bem amarelinha. Deite essa mistura numa taça e acrescente as claras em neve bem devagar, até incorporarem totalmente.

Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada, e da sua preferência. Se usar a forma de bolo inglês, leve ao forno pré aquecido a 160°C por aproximadamente 50 minutos, ou até espetando o palito, este saia seco (mas levemente úmido).

Usando tabuleiro, o tempo de cozedura reduz alguns minutos. Verificar bem a temperatura, pois depende de cada forno e a massa tem tendência para alourar em demasia, assim sendo, coloque um tabuleiro na prateleira a cima do bolo e se utilizar folha de alumínio, que esteja a massa já cozida para que não adiria à folha de alumínio, e deixe terminar a cozedura.


A massa fica com uma textura bem fluída, mas é assim mesmo !!



E com chá de laranja da Tetley, e folhas de cidreira-hortelã, que tenho num vaso, estas fatias de bolo, fizeram as delicias do nosso lanche !!!


Fonte original todos os direitos reservados a:
https://saberescomsabores.blogspot.com 








Printfriendly