terça-feira, 5 de maio de 2020

Frango Assado com Ervas



1 frango inteiro (2 kg)
1 colher (chá) (5 g) de sal
8 folhas de sálvia (2 g)
4 dentes de alho (20 g), inteiros, com casca
2 limões  (180 g)
6 hastes de tomilho (2 g)
2 colheres (sopa) (30 ml) de azeite
1/4 de chávena (60 ml) de vinho branco seco
1/4 de
chávena (60 ml) de água
pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto





1) Coloque o frango sobre uma tábua com o peito virado para baixo e a ponta do rabinho voltado para você. Com uma tesoura de cozinha e partindo dessa abertura, siga cortando rente à coluna até chegar ao outro lado e abrir totalmente a ave pelas costas, depois volte cortando em linha reta para soltar a coluna vertebral da carcaça. Com as mãos, segure o frango pelas paredes que eram unidas pela coluna e force para abrir a ave, que perderá a forma arredondada. Vire para deixar o lado da pele para cima e o da carne para baixo e depois pressione para achatar. Faça um furinho de cada lado da pele que cobre a ponta mais fina do triângulo do peito, torça ligeiramente as coxas para acertar e enfie a pontinha do osso de cada uma delas num dos furinhos. Com cuidado, solte e levante a pele do peito e das coxas, polvilhe a carne com sal e pimenta, distribua 6 folhas de sálvia sobre as partes mais carnudas e volte com a pele para o lugar.


2) Unte uma assadeira média com azeite, faça no centro um montinho com os dentes de alho, 1 limão cortado em 4, o tomilho e as folhinhas restantes de sálvia. Coloque o frango.


4) Leve ao forno pré aquecido a 180°C por 30 minutos. Então aumente a temperatura para 220°C e asse por mais uns 20 minutos, até que o frango esteja bem dourado e macio (espete a coxa com um garfo e veja se os sucos sobem claros).


5) Quando estiver pronto, transfira o frango para uma travessa e deixe descansar 10 minutos, enquanto finaliza o molho.


6) Retire o excesso de gordura da assadeira com uma concha se achar necessário.


7) Leve a assadeira ao lume, junte o vinho, raspe com uma colher de pau para soltar tudo que estiver preso no fundo, acrescente a água e deixe ferver por uns 2 minutos.


8) Rectifique a pimenta, passe  pela peneira e sirva com o frango.






Fonte: tanamesa.com

Printfriendly