terça-feira, 19 de maio de 2020

Pataniscas de Bacalhau (de Saberes e Sabores)


Ingredientes para 18 a 20 pataniscas


200g de farinha Branca de Neve, rótulo azul
2 ovos
200ml de água fria
600g de bacalhau limpo, em lascas
2 colheres de sopa de azeite, bem cheias
2 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de cebola bem picadinha
1 colheres de sopa de de pimento cortado em quadradinhos
Folhas de 6 pés de coentro
Sal e pimenta preta de moinho


Preparação


Coloque a farinha peneirada num recipiente largo e de vidro, tempere com sal e pimenta (tendo em conta o sal do bacalhau). Abra uma cavidade e deite os dois ovos inteiros. Sobre a farinha e em redor dos ovos e junte a salsa, o pimento e os coentros.



Seguidamente acrescente a cebola, a água e o azeite.

Com uma colher de pau comece a envolver delicadamente os ingredientes líquidos na mistura da farinha, sempre com movimentos do centro para as laterais até obter uma massa cremosa (sem bater). Tape o recipiente com um pano e deixe a massa descansar 1 hora.


... acho que está faltando um ingrediente muito especial... o Bacalhau !!

Eu não junto o bacalhau ao polme, vou sim, dispondo na beira da tigela montinhos de lascas de bacalhau. Dessa forma, todas as pataniscas ficam com a mesma quantidade de bacalhau.


Como gosto das pataniscas altas e fofas, utilizo a farinha Branca de Neve, rótulo azul. Mas... o"segredo" da sua altura, não provem só do fermento, mas também, da quantidade de óleo em que são fritas.
Ao colocar a massa no recipiente da fritura, a altura de óleo deve ser suficiente para que, de início fique submersa e depois possa flutuar. A temperatura do óleo deve estar médio alto. Frite então a mistura às colheradas, mas, só quantidade que permita não se colarem, e ainda, poder virá-las sem dificuldade. O que só deve acontecer, depois da superfície da massa perder o aspeto de cru. Quando estiverem bem fritas coloque-as numa superfície absorvente. 



Fonte original todos os direitos reservados a:
https://saberescomsabores.blogspot.com


Printfriendly