terça-feira, 5 de maio de 2020

O Bolo que fiz ontem para o meu aniversário, estava muito bom.







Hoje venho partilhar o bolo que fiz ontem para o meu aniversário, estava muito bom.
Tem 3 massas base, de pão de ló, de chocolate e de amêndoa. E tem 2 recheios, de chocolate e creme pasteleiro.
Para a massa de pão de ló usei 125 gr açúcar, 5 ovos, 125 gr farinha, 1 colh fermento em pó.
Bata os ovos com o açúcar muito bem e envolva delicadamente a farinha e o fermento. Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha e leve a cozer 40 min em forno pré-aquecido a 170º.
Para a massa de chocolate usei 125g açúcar, 5 ovos, 100g farinha, 1 colh chá fermento em pó, 25g cacau.
Bata muito bem o açúcar e o ovos, envolva delicadamente a farinha e o fermento e o cacau. Leve a cozer 35 minutos em forno pré aquecido a 170º.
Para a massa de amêndoa usei 150gr açúcar, 5 ovos, 150gr miolo de amêndoa, 25g farinha, raspa de 1 limao.
Unte a forma pre-aqueça o forno a 140º.
Separe as gemas das claras, bata as claras em castelo e junte aos poucos o açúcar e incorpore aos poucos as gemas e a amêndoa. Envolva a farinha e a raspa de limão. Coloque na forma e coza cerca de 45 minutos. Desenforme morno.
Creme de chocolate para pôr por cima do pão de ló e para decorar o bolo.
2 dl natas, 1 dl leite, 1 tablete chocolate de culinária.
Leve as natas e o leite a aquecer e junte o chocolate cortado aos pedaços. Deixe engrossar um pouco. Recheio o pão de ló com o creme ainda quente e coloque o bolo de chocolate por cima.
Entretanto fiz o creme pasteleiro, 5 dl leite, 150gr açúcar, 1 colh de chá manteiga, 1 casca de limão, 50 gr maizena (amido), 5 gemas.
Leve ao lume o leite e metade do açúcar, a manteiga, a casca do limão deixe ferver bem. À parte misture as gemas, a maizena e o açúcar e vá juntando o leite a ferver aos poucos, mexendo sempre muito bem. Leve de novo ao lume até engrossar deixe arrefecer um pouco e cubra o bolo de chocolate com ele. Coloque por cima o bolo de amêndoa e coloque mais um pouco deste creme. Deixe arrefecer bem o bolo antes de fazer a cobertura.
Para a cobertura bati 1 pacote de natas com 150 g de açúcar em pó e uma pitada de baunilha. Decorei a gosto com mais um pouco de creme de chocolate.


Fonte original todos os direitos reservados a: Celia Miller

Printfriendly