quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Toucinho do Céu (receita muito fácil)

 


Para 8 unidades


530 g Açúcar
250 ml de água
7 Gemas de ovo à temperatura ambiente
3 Ovos à temperatura ambiente 


Separamos 100 gramas do açúcar para fazer o caramelo e reservamos o restante. Aqueça o açúcar para o caramelo numa panela em lume baixo, sem mexer.


Quando tiver caramelizado e adquirido um tom levemente dourado, desligamos o lume e adicionamos algumas colheres de água. Afastamo-nos da caçarola para evitar salpicos, para não nos queimarmos. Mexemos bem, com muito cuidado, até incorporar. Divida o caramelo em oito formas individuais (as nossas têm 7 cm) e reserve.


A seguir aqueça a água e o açúcar restante (430 gramas). Cozinhe em lume baixo  cerca de 15 minutos. Temos que conseguir um xarope grosso que, ao levantar a colher, caia lentamente em forma de fio. Retire do lume e deixe arrefecer  cinco minutos.


Enquanto isso, numa tigela funda batemos manualmente os ovos inteiros com as gemas (devem estar à temperatura ambiente). Adicione a calda aos poucos, em forma de fio, continuando a mexer com as varas de arame.


Encha as formas com a mistura e coloque-as dentro de um recipiente próprio para ir ao forno, que enchemos até meio com água. Cozinhe em banho-maria no forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 30-35 minutos.

Assim que o toucinho do céu estiver pronto, retiramos  do forno e deixamos arrefecer à temperatura ambiente antes de guardar no frigorifico (por algumas horas) antes de desenformar e servir.

 

 

Fonte:https://www.directoalpaladar.com

Printfriendly