terça-feira, 14 de abril de 2020

Salsichas frescas com couve lombarda




Ingredientes 


1 couve lombarda média
6 salsichas frescas
2 c. de sobremesa azeite
80 g tiras de bacon
1 cebola
6 dentes de alho
1 talo de aipo
2 cenouras
2 tomate de rama médio
1 folha de louro
1 c. de chá + 1 c. de sobremesa sal
qb pimenta de moinho
3 c. de sopa polpa de tomate
qb tomilho
250 g arroz basmati Pingo Doce
qb cebolinho fresco


Preparação

1. Separe as folhas de couve, lave-as e apare os talos. Escolha as doze folhas maiores e sem rasgos, e escalde-as em água a ferver durante cerca de 6 minutos. Corte as restantes em juliana e reserve.

2. Torça as salsichas frescas ao meio e corte-as de modo a obter doze salsichas.

3. Aloure-as de todos os lados numa frigideira funda com o azeite, durante cerca de 10 minutos. Retire-as para um prato e deite na frigideira o bacon. Junte a cebola e os dentes de alho, finamente picados, e o talo de aipo cortado em lâminas finas. Deixe cozinhar, sobre lume moderado, até a cebola estar translúcida.

4. Pele as cenouras, corte-as em cubos e acrescente à frigideira. Adicione o tomate, limpo de sementes e picado em pedaços pequenos, o louro, uma colher de chá de sal e pimenta. Tape e deixe cozinhar sobre lume brando.

5. Entretanto, enrole cada salsicha numa folha de couve e prenda com um palito.

6. Adicione a polpa de tomate à frigideira e misture bem. Introduza no cozinhado os rolos de salsicha e a juliana de couve. Junte dois a três pés de tomilho e cozinhe com a frigideira tapada, sobre lume moderado a brando, durante cerca de 30 minutos ou até a couve estar tenra.

7. Ao mesmo tempo prepare o arroz basmati em água a ferver (abundante,) temperada com o restante sal, durante 12 minutos.

8. Sirva as salsichas com o arroz salpicado com cebolinho picado.


Fonte: https://www.pingodoce.pt

Printfriendly