domingo, 26 de abril de 2020

Molotof com Doce de Ovos






Ingredientes:


Para o molotof 


[ Manteiga sem sal
[ 11 claras de ovo
[ 1 pitada de sal
[ 12 colheres de sopa de açúcar (cerca de 250g)


Para o doce de ovos* 


[ 250ml de água
[ 250ml de açúcar
[ 11 gemas de ovo



Para a montagem 


[ Amêndoa laminada e tostada (tostei no forno)
[ Canela em pó


Preparação:


Para o molotof 


| Pré-aquecer o forno a 180 graus e colocar um tabuleiro com água quente a meia altura (para cozer o molotof em banho maria; eu usei uma assadeira alta, que coloquei sobre a rede do forno).
| Untar com a manteiga sem sal uma forma com buraco.
| Num recipiente grande, colocar as claras e uma pitada de sal. Bater com a batedeira elétrica até que as claras fiquem em castelo.
| Adicionar o açúcar colher a colher, batendo bem a cada adição, de forma a que cada colher esteja completamente incorporada antes de se adicionar a seguinte. Devem ficar com um merengue bem espesso.
| Transferir para a forma previamente untada, tentando não deixar bolhas de ar (pressionando o merengue com uma colher à medida que se o coloca na forma). No final, bater com a forma numa bancada, para remover quaisquer bolhas de ar que se possam ter formado.
| Cozer o molotof em banho maria, no forno inicialmente pré-aquecido a 180 graus, durante 11 minutos. Findo este tempo, desligar o forno e deixá-lo fechado durante pelo menos mais 30 minutos. No fim dos 30 minutos, colocar uma colher de pau no forno de forma a abrir apenas uma fenda e deixar o molotof arrefecer completamente assim (as mudanças bruscas de temperatura fazem com que o pudim abata, daí estes cuidados - podem tentar aldrabar, mas façam-no à vossa responsabilidade. Eu prefiro não arriscar :P).


Para o doce de ovos 


| Num tacho pequeno, colocar a água e o açúcar. Levar a lume médio até que a mistura comece a ferver, e deixar ferver durante 7 minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco, mexendo de vez em quando para que não solidifique.
| Entretanto, coar as gemas para um outro recipiente. Quando a calda de açúcar já não estiver tão quente, adicioná-la às gemas às colheres, mexendo bem para que estas não cozam.
| Devolver a mistura ao tacho e levar a lume baixo até engrossar, mexendo sempre. Visto que o creme fica mais espesso depois de arrefecer, devem retirá-lo do lume quando ainda está mais líquido do que é desejável; na dúvida, podem retirar uma pequena porção para um prato e ver se a consistência depois de fria está como pretendem.
| Deixar arrefecer e guardar no frigorífico.


Para a montagem 


| Quando o molotof já estiver completamente frio, virar a forma para um prato grande (deve sair com facilidade).
| Decorar com o doce de ovos, a amêndoa laminada e a canela.
*As quantidades que usei para o doce de ovos fazem uma dose generosa, por isso não o usei todo na cobertura e servi o que sobrou numa molheira à parte. Caso prefiram que não sobre, metade da receita será suficiente.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://cremedeavelas.blogspot.com

Printfriendly