terça-feira, 14 de abril de 2020

Cozido de grão



Ideal para um almoço de fim-de-semana em família, o cozido de grão é uma refeição reconfortante e nutritiva, e cheia de sabores tipicamente portugueses.


Ingredientes 


500 g grão de bico seco
1 c. de sobremesa + 2 c. de chá sal
1 cebola
1 c. de sopa azeite
400 g carne de borrego limpa
200 g entremeada de porco magra
200 g chouriço de carne alentejano Pingo Doce
1 farinheira
qb hortelã fresca
500 g feijão-verde
300 g batatas médias para cozer
250 g abóbora limpa
200 g pão alentejano (duro)


Preparação

1. De véspera, ponha o grão de molho em água temperada com uma colher de sobremesa de sal. A água deve ficar cerca de dois dedos acima da superfície do grão.

2. Depois de demolhado, esfregue o grão entre as mãos para eliminar o máximo de peles possível. Escorra o grão e coloque-o numa panela com a cebola descascada e o azeite. Cubra com água suficiente para o cozer e tempere com uma colher de chá de sal. Deixe cozinhar tapado durante cerca de 1 hora, ou até o grão estar macio.

3. Ao mesmo tempo, noutra panela ponha a carne de borrego, a entremeada, o chouriço e a farinheira. Tempere com o restante sal, junte dois ou três pés de hortelã e cubra com água e leve ao lume cerca de 45 minutos, ou até as carnes estarem tenras.

4. Entretanto, tire o fio ao feijão-verde e corte-o ao meio, descasque as batatas e corte a abóbora em cubos.

5. Retire as carnes da panela, introduza no caldo os legumes preparados e deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos, até as batatas estarem tenras.

6. Corte as carnes em pedaços. Disponha o grão escorrido numa travessa funda e por cima coloque as carnes e os legumes escorridos.

7. Fatie o pão, coloque numa terrina e verta sobre ele o caldo de cozedura das carnes e dos legumes. Polvilhe com folhas de hortelã.



Fonte: https://www.pingodoce.pt

Printfriendly