O Pão de Rala é uma receita tipicamente alentejana, sendo que a única coisa que tem de pão é o formato, parte da riquíssima historia da doçaria conventual do Alentejo.
Receita de Pão de Rala de Évora
Ingredientes Massa do Bolo
Água – 300ml
Amêndoa – 500gr Ralada
Açúcar – 500gr
Limão – 1/2 Raspa
Ovo – 6
Farinha – Para polvilhar
Açúcar em Pó – Para polvilhar
Calda do Bolo
Água – 400ml
Gema – 12
Doce de Gila – 400gr
Açúcar – 400gr
Canela – Uma pitada
Instruções Começa por preparar a massa para o bolo, leva numa panela ao lume o açúcar com a água e a raspa de 1/2 limão até fazer o ponto de pasta (basicamente uma calda fraca, podes ver com uma colher de pau, tira um pouco do liquido, se este escorrer completamente então ainda não está, se um pouco da calda aderir a colher, então atingiu o ponto pasta).
Retira do lume e de seguida acrescenta a amêndoa ralada e os ovos batidos, ate se obter uma massa espessa, depois volta ao lume moderado para cozinhar mais um pouco, vai sempre mexendo ate a massa descolar da panela, retira do lume e deixa arrefecer.
Estica a massa (podes usar uma forma redonda para ajudar), polvilha farinha se precisares de ajuda, vais usar esta para o exterior do pão, deve ter uma espessura de uns 5mm, e deves tentar esticar em dois círculos para ser mais fácil formar o pão.
Agora começa a fazer a calda para o doce de ovos, leva ao lume a ferver o açúcar com a água, até obter o ponto de fio (é o ponto de açúcar a seguir ao ponto de pasta, podes ver tirando uma colher e deixando escorrer, se este escorrer com fios, então já atingiu esse ponto), retira a panela do lume e de seguida junta as 6 gemas batidas a mistura aos poucos, batendo energicamente, até todas as gemas estarem na calda.
Volta a levar a panela ao lume brando e sem parar de mexer deixa o doce engrossar, até ficar cremoso.
A parte leva outra panela ao lume com o doce de gila e as restantes 6 gemas, bate bem e deixa cozer até ficar uma mistura homogénea.
Agora está na altura de montar o bolo, no primeiro circulo de massa deita no meio os doces ás camadas, primeiro o doce de gila, depois o doce de ovos e por ai adiante até não sobrar nada, se quiseres podes deitar uma pitada de canela sobre o recheio, por fim põe o segundo circulo de massa por cima e molda para cobrir bem o recheio e ficar com a forma de um pão.
Por fim leva a um forno pré-aquecido moderado (180C a 190C) por entre 15 a 30minutos, para alourar, o bolo deve ficar ligeiramente tostado, como um pão.
Tire do forno e deixe arrefecer antes de servir, pode ser polvilhado com açúcar em pó e amêndoas em laminas.