2 beringelas
600 g carne picada
1 molho de tomate
1 dl vinho branco
3 dentes de alho
120 g mozzarella ralada
1 c. sopa azeite
sal e pimenta q.b.
óleo
(para fritar)
salsa picada
Molho
3 dl leite quente
25 g manteiga
25 g farinha
1 - Corte as beringelas ao meio, no sentido longitudinal, e faça uns cortes na polpa. Demolhe as duas partes em água fria, temperada com sal, durante 30 minutos.
2 - Descasque e pique os alhos. Numa frigideira, aloure-os em azeite.
3 - Acrescente a carne, mexa até ficar bem solta e deixe cozinhar até que todo o líquido evapore. Retire do lume e escorra a gordura, com a ajuda de um coador.
4 - Leve ao lume um tacho com o molho de tomate. Adicione o vinho branco e deixe ferver. Acrescente a carne, misture e deixe cozinhar até ficar quase sem líquido.
5 - Retire as beringelas da água, escorra e seque bem.
6 - Leve ao lume uma frigideira com óleo. Coloque as beringelas com a polpa virada para baixo e deixe fritar até ficarem douradinhas. Retire e deixe arrefecer um pouco.
7 - Com a ajuda de uma colher, remova a polpa às beringelas, de modo a deixá-las inteiras. Pique a polpa e junte à carne, misturando tudo muito bem em lume brando. Verifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta e desligue o lume.
Para o molho:
8 - Leve ao lume um tacho com a manteiga. Deixe derreter, junte a farinha e mexa bem (uma vara de arames pode ajudar).
9 - Pouco a pouco, adicione o leite, mexendo sempre, até obter um molho grosso. Tempere com sal e pimenta, envolva novamente e desligue o lume.
10 - Coloque as beringelas num tabuleiro, preencha com o preparado de carne, cubra com um pouco de molho e polvilhe com a mozzarella ralada.
11 - Leve ao forno, previamente aquecido a 190ºC, até ficarem douradinhas.
12 - Retire e sirva quente, polvilhadas com salsa picada.
Foto: https://www.cocinaabuenashoras.com