O Gerês tem muitas maravilhas escondidas, desde cascatas a paisagens protegidas, mas esta é certamente uma das mais incríveis. Nos limites do Parque Nacional Peneda-Gerês, em Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, fica um passadiço perfeito para percorrer entre lagos de água e socalcos verdes, entre floresta densa e marcos históricos.
Percurso
O percurso começa na aldeia do Sistelo, onde se pode visitar o castelo local, uma das aldeias vencedoras do concurso "7 Maravilhas de Portugal", cheia de tradição e história, os seus socalcos trabalhados pela sua população, ganharam o carinhoso apelido de "Tibete Português".
Este trilho percorre caminhos antigos lageados que ligavam as habitações às zonas de campo.
Com passagem pela Ponte Oitocentista com dois arcos de volta perfeita onde o seu tabuleiro, horizontal, tem pavimento de calçada, tão tipicamente minhoto é seguramente um dos pontos altos da caminhada.
Percorreremos também antigas casas de guardas florestais como a da Sobreira e o fantástico Rio Vez, um rio considerado como o mais limpo de Portugal.
Findos os passadiços, entramos no trilho de pé posto coberto por vinhas em ramada até alcançarmos a ponte oitocentista de Sistelo. Atravessando o Vez, o percurso segue numa subida íngreme em direção à aldeia pela calçada onde ainda são visíveis os rodados dos carros de bois.
Inicio / Fim
Como o percurso é circular, o inicio e termo são no mesmo local, ou seja junto ao cruzeiro no lugar e freguesia de Sistelo, concelho de Arcos de Valdevez.
(coordenadas GPS) 41.973633, -8.374270)