quinta-feira, 11 de julho de 2019

Bacalhau no forno em cebolada





Ingredientes (para 3 pessoas):

3 postas altas de bacalhau previamente demolhadas, 2 cebolas, 4 dentes de alho, 1 caixa de tomates chucha mini maduro, 12 azeitonas descaroçadas, 1 haste de tomilho limão, 2,5 dl de vinho branco seco, azeite, sal e pimenta preta q.b.
1 dente de alho, 1 folha de louro, 4 grãos de pimenta da Jamaica, água q.b.
batatinhas novas pequenas para acompanhar


Coloque água num tacho largo até sensivelmente a meio. Junte o dente de alho cortado ao meio no sentido do comprimento, a folha de louro e os grãos de pimenta. Quando ferver introduza as postas de bacalhau, apague o lume e tape o tacho.

Entretanto cubra o fundo de um tacho com o azeite. Corte as cebolas em meias luas finas e os dentes de alho em fatias finas. Aloure-os no azeite e junte-lhes os tomates cortados em metades (se preferir pode retirar-lhes a pele antes).

Esmague-os ligeiramente com a colher de pau de modo a libertarem o seu suco. Deixe cozinhar por uns minutos. Regue com o vinho branco e deixe evaporar. Por fim adicione as azeitonas cortadas em metades e o tomilho, tempere com sal e pimenta e envolva bem.

Disponha esta cebolada no fundo de uma assadeira. Escorra o bacalhau e coloque-o sobre a cebolada. Regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 170º por cerca de 15-20min.

Entretanto coza as batatinhas com pele na água de cozedura do bacalhau. Dê um murro em cada batata e junte-as ao bacalhau envolvendo-as na cebolada.

Notas:

– Os tomates devem estar maduros mas firmes;
– Pode adicionar outras ervas aromáticas a gosto pessoal.

Fonte:http://figolampo.blogspot.pt

Printfriendly